topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos »Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo já fez 33 anos

 

Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo já fez 33 anos

Texto e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

A festa…foi lá para cima, na cidade-irmã chamada Mississauga. E a verdade é que quantos por lá andaram, especialmente na procissão de domingo (dia 22), estendiam, decerto, que estavam a festejar o décimo-terceiro aniversário da Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo, no 1212 Melton Drive daquela cidade.

A comunidade já por lá andava, naturalmente, quando a igreja nasceu praticamente do nada. A comunidade já vivia a sua fé em templos como este. Padre Eduardo Resendes não foi o menos interessado, não. E satisfazemos vê-lo, ontem, na “sua” igreja.

O Monsenhor Resendes merece. Pelo muito que fez na Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo e, depois, na Igreja de Cristo Rei. Às vezes chegámos a temer que o esquecessem. E ele, não merece.

O pároco actual é o padre Carlos Macatangga. Vários sacerdotes presentes, designadamente Jorge Fernandes, o pregador vindo de Fátima, o Monsenhor Resendes, Michael T. Do e Chacko Parakatt. Uma procissão à nossa maneira, ondem, domingo, a partir das 14.30, logo após a Missa solene. Uma procissão que percorreu várias ruas circundantes da Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo.

Umas largas centenas de fiéis que se estenderam pelos passeios do trajecto, enquanto muitos outros se incorporaram na procissão. Esta tinha os seus grupos religiosos (Soc, S. Vicentes de Paulo, Legião de Maria, Carmelitas, Movimento Mariano de oração e outros) tendo também uma dúzia de elementos fardados da ordem religiosa de Cavaleiros de Colombo (Knights of Colombo) e o nosso Centro Cultural Português de Missisauga.

Seguiam os andores com as imagens de S. Jose, Santo Antonio de Lisboa, Nossa Senhora de Fátima e uma Nossa Senhora Padroeira das Filipinas, a Virgem de Guadalupe isto para além do Santíssimo Salvador do Mundo. A Banda Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus da Igreja de Santa Helena, de Toronto, esteve presente e animou o percurso religioso.

No parque adjacente, os “ restos” de sábado e os “ preparativos” para domingo. Um palco ainda montado actuou, no dia anterior, sábado, o artista Mário Marinho e no domingo João Marques e Marc Dennis, este ultimo vindo expressamente de Fall River, no Estado de Massachussets, para abrilhantar este aniversário natalício.  

Numa festa à portuguesa, não falta, naturalmente, o arraial. Houve concerto musical pela Banda do Sagrado Coração de Jesus. Som e luzes a cargo de Tony Silva (TNT Productions). Uma zona com barracas com comida de diversos países dos quais salientamos Portugal, India e Filipinas fizeram o gaudio dos amantes da culinária multicultural.

Foi uma festa religiosa, e profana também, daquelas que no fica na memoria por muito tempo não só pela qualidade como também pela participação e envolvimento activo doutros grupos étnicos católicos como os filipinos, goeses (hoje parte da União Indiana) e até irlandeses.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007